30/01/11

Os Verbos - Exercícios de Flexão Verbal (Parte 2)

Já aqui coloquei uma ficha de trabalho com exercícios de flexão verbal. Hoje deixo-te uma outra, para que possas aplicar os teus conhecimentos sobre esta matéria. Imprime-a e resolve os exercícios. BOM TRABALHO!





23/01/11

Classes de Palavras - resumo/esquema

Ficha informativa sobre Classes de Palavras. Imprime-a, lê-a com atenção e guarda-a no teu portefólio. Bom estudo!




15/01/11

"Arroz do Céu", de José Rodrigues Miguéis - texto + guião de leitura

Texto de Arroz do Céu, de José Rodrigues Miguéis, seguido de um guião de leitura, com várias questões para aplicares os teus conhecimentos sobre esta obra. 
Imprime este documento e realiza os exercícios que te são propostos. BOM TRABALHO!



[ autora do documento: Elsa Giraldo ]

09/01/11

O Cavaleiro da Dinamarca - questionário/esquema do início da obra

Toma em atenção o texto do início d' O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner

Já aqui coloquei um vídeo com o texto dessa parte. Também já aqui coloquei uma ficha com um questionário de interpretação da parte inicial da obra, desde a descrição das estações do ano até ao anúncio da partida do cavaleiro.

Hoje, deixo-vos mais uma ficha de trabalho para uma análise, em esquema, desta mesma parte da obra. Imprime-a e preenche os espaços em branco que nela encontras. BOM TRABALHO!




O Cavaleiro da Dinamarca -.guião de leitura

Um guião de leitura para uma análise completa e pormenorizada a O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner. São 12 páginas com questões, esquemas e resumos desta obra-prima da nossa literatura. BOM TRABALHO!




O Cavaleiro da Dinamarca - guião de actividades para trabalhos em grupo

Neste guião encontras algumas sugestões de actividades para trabalhos de grupo para análise dos episódios da história de Vanina, de Giotto, de Dante, de Pêro Dias e ainda do itinerário da viagem do cavaleiro.
Imprime-o e escolhe o tema que queres abordar no teu grupo. Depois... mãos à obra! BOM TRABALHO!


[ Autora: prof.ª Elsa Giraldo ]


O Cavaleiro da Dinamarca - questionário de interpretação global

Depois de leres O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner, põe à prova os teus conhecimentos sobre esta obra, respondendo a este questionário de compreensão global. Imprime-o, lê as questões com atenção e... bom trabalho!




07/01/11

Ortografia - "escreve-se" ou "escrevesse"? (exercícios)

 Alguns alunos têm revelado muitas dificuldades em saber quando se deve escrever, por exemplo, "fala-se" ou "falasse". Para tentar colmatar essas dificuldades, aqui fica uma ficha com exercícios sobre esta matéria. Imprime-a e preenche, depois, os espaços em branco com a forma verbal adequada. BOM TRABALHO!





Verbos - o modo conjuntivo (exercícios)

 Aqui tens uma ficha com exercícios de flexão verbal, sobre o modo conjuntivo. Imprime-a e põe em prática os teus conhecimentos sobre esta matéria. BOM TRABALHO!