17/12/10

100.000 visitas e... FELIZ NATAL!

PARA OS MEUS ALUNOS:
Chegámos ao fim do 1º período. Depois de algum tempo de trabalho, seguem-se vários dias de merecido descanso. Foram três meses intensos, por isso agora aproveita as férias para descansar e para estar com a tua família (afinal, é Natal!). Oferece prendas, mostra às pessoas de quem gostas o quão importantes elas são para ti! Aproveita a VIDA!

PARA OS LEITORES DO BLOGUE:
Caríssimos: ontem, o contador ultrapassou o impressionante número das 100.000 visitas! Nunca imaginei chegar até aqui. Foi uma óptima prenda de Natal, esta! MUITO obrigado a todos, pelas vossas visitas e pelos vossos comentários e agradecimentos. A Todos vós, um MUITO FELIZ NATAL e um ano novo com MUITAS coisas boas!


10/12/10

ACENTUAÇÃO - exercícios (parte 1)

Uma ficha com exercícios de acentuação. Imprime-a e coloca, depois, acentos nas palavras que devem ser acentuadas. BOM TRABALHO!




07/12/10

Orações Coordenadas - Exercícios (II)

Já aqui coloquei uma ficha com exercícios sobre orações coordenadas. Hoje deixo-vos mais uma, para que possas praticar os teus conhecimentos sobre esta matéria.
Imprime a ficha e responde, depois, às questões que nela te são colocadas. BOM TRABALHO!





06/12/10

Orações Coordenadas - Exercícios (I)

Já aqui falámos sobre a diferença entre frase simples e frase complexa  e entre orações coordenadas e subordinadas (para rever, carrega AQUI). Também já vimos os diferentes tipos de orações coordenadas e orações subordinadas (para rever, carrega AQUI).

Assim sendo, deixo-vos agora uma ficha de trabalho sobre estas matérias. Imprime-a e responde às questões que te são apresentadas. BOM TRABALHO!





03/12/10

Auto-Avaliação da Expressão Escrita

Depois de aqui ter deixado algumas sugestões de temas para produção de textos, disponibilizo agora uma ficha de auto-avaliação da expressão escrita.
Depois de escreveres um texto, verifica se está conforme o que nela é descrito. BOA PRODUÇÃO DE TEXTOS!



Algumas Sugestões de Temas para Produção de Textos

Como vos disse no início do ano lectivo, cada aluno tem de escrever, por iniciativa própria, pelo menos dois textos por período. Como há alunos que estão constantemente a perguntar sobre o que é que hão-de escrever, decidi deixar-vos aqui algumas sugestões de temas/assuntos para os vossos textos. 
Imprimam esta ficha, tirem dela algumas ideias e... mãos à obra! BOA PRODUÇÃO DE TEXTOS!





Ortografia, Translineação e Pontuação - Exercícios

Dadas as dificuldades manifestadas por grande parte dos alunos ao nível da expressão escrita, aqui ficam alguns exercícios de ortografia, translineação e pontuação.
Imprime esta ficha de trabalho e responde às questões que nela encontrares. BOM TRABALHO!




02/12/10

RÓTULOS - a leitura de um rótulo

Uma ficha com algumas dicas sobre a leitura de rótulos. Imprime-a, lê-a com atenção e guarda-a, depois no teu portefólio.
Ah!, e não te esqueças: na próxima vez que fores às compras, lê atentamente os rótulos, pois é importante saberes o que vais comprar!




Texto Narrativo - as categorias da narrativa

Quando estudamos o Texto Narrativo, abordamos as categorias da narrativa: o narrador, as personagens, o espaço, o tempo e os modos de expressão.
Para te ajudar a compreender melhor esta matéria, aqui tens um resumo das categorias da narrativa:

01/12/10

Adjectivos - Exercícios de Transformação (parte 2)

Mais uma ficha de trabalho com exercícios sobre adjectivos: a partir de uma expressão/substantivo, terás de indicar o adjectivo correspondente.
Imprime-a e responde às questões que te são colocadas. BOM TRABALHO!