28/11/10

Funcionamento da Língua - 9 Fichas com Exercícios

Retiradas do CD do Professor que acompanha o manual Sentidos, de Língua Portuguesa 7º Ano, da Porto Editora, eis nove fichas com exercícios de funcionamento da língua sobre ortografia, acentuação, translineação, determinantes, pronomes, preposições e locuções prepositivas, adjectivos, nomes, verbos, classes de palavras, tipos e formas de frase, processos de formação de palavras, frases simples e complexas, funções sintácticas, conjunções e locuções conjuncionais... 
Imprime este documento, resolve os exercícios e, no final, corrige-os (para isso, consulta a proposta de correção). Bom trabalho!

Conto Tradicional - Teste de Avaliação Formativa

A propósito do conto D. Caio, aqui tens um teste de avaliação formativa sobre contos tradicionais. No Grupo II, encontras exercícios de funcionamento da língua sobre substantivos, adjectivos, tipos e formas de frase... No Grupo III, tens a produção de texto. BOM TRABALHO!





Ler e Escrever - Livro de Textos do Aluno (eBook)

Em 2008, no Brasil, a Secretaria da Educação, a Fundação para o Desenvolvimento da Educação e o Governo do Estado de São Paulo editaram Ler e Escrever - Livro de Textos do Aluno. Trata-se de um ebook grátis que pretende contribuir para que os alunos leiam mais e dediquem mais tempo à leitura recreativa.
O livro está dividido em três partes: a primeira, "Textos para ler em voz alta, se emocionar ou divertir", é constituída por canções, trava-línguas, lengalengas, adivinhas...; a segunda - "Histórias para rir, chorar, sorrir e se emocionar" - é constituída por lendas, fábulas, contos e mitos; a terceira - "Textos para estudar, conhecer a vida de pessoas interessantes, saber como jogar ou cozinhar" - é constituída por textos de divulgação científica, biografias, textos com instruções, entre outros.
Aqui fica o livro:

27/11/10

As Lendas - Teste de Avaliação

Com o texto da lenda O Cinto da Moura, aqui tens um teste de avaliação formativa sobre as lendas. Imprime-o e tenta responder às questões que te são colocadas. BOM TRABALHO!





19/11/10

Adjectivos: exercícios de transformação (parte 1)

Ainda sobre os adjectivos, disponibilizo mais uma ficha de trabalho. O que tens de fazer? É simples: transformar uma expressão no adjectivo correspondente. Fácil, não é? Ora experimenta!
Bom trabalho!


Os Adjectivos - exercícios de transformação e de flexão em grau

Depois de termos visto os adjectivos e sua flexão em género, número e grau, aqui tens uma ficha para aplicares os teus conhecimentos sobre esta matéria. Imprime-a e... BOM TRABALHO!

13/11/10

Processos de Formação de Palavras - exercícios (parte II)

Mais uma ficha com exercícios sobre processos de formação de palavras
Sobre este assunto, podes começar por ver um PowerPoint publicado neste blogue. Depois, imprime esta ficha e responde às questões que te são apresentadas. Como sempre, BOM TRABALHO!



NOTA: podes imprimir esta ficha de trabalho, também sobre processos de formação de palavras.


Ortografia - exercícios

Muitos alunos revelam grandes dificuldades ao nível da expressão escrita, sobretudo na ortografia. Para tentar colmatar estas dificuldades, resolvi aqui colocar esta ficha de trabalho, com oito páginas!
Se tens dúvidas sobre se uma palavra se escreve com o ou com u, com e ou com i, com g ou com j, então estes exercícios são para ti!
Imprime este documento e responde às questões que te são colocadas. BOM TRABALHO!


Autora da ficha: Helena Maria


12/11/10

Adjectivos: definição e flexão em género, número e grau

Uma ficha sobre adjectivos: definição e flexão em género, número e grau. Descarrega-a e guarda-a no teu portefólio. Bom estudo!




08/11/10

Literatura Oral e Tradicional - questionário de escolha múltipla

Questionário de escolha múltipla sobre as características da literatura oral e tradicional. Imprime-a e responde às questões que te são apresentadas. BOM TRABALHO!




Se tiveres alguma dúvida, podes consultar o texto LITERATURA ORAL E TRADICIONAL ou, se preferires, um PowerPoint sobre este tema.


06/11/10

O Cavaleiro da Dinamarca: vídeo com resumo da obra e vídeo sobre simbologias

Recentemente, no Youtube, descobri dois vídeos sobre O Cavaleiro da Dinamarca, de Sophia de Mello Breyner. O primeiro faz um resumo da obra e o segundo trata das simbologias presentes nesta obra-prima da nossa literatura. Ora toma atenção: