10/11/09

Os contos tradicionais - origem e características

ORIGEM: Antigamente, as pessoas, nos seus serões, contavam histórias irreais ou  verídicas, pois não tinham outra diversão. Geralmente essas histórias eram contadas à lareira.
O conto popular teve origem não nas camadas mais cultas da sociedade, mas sim no povo. Talvez venha daí o facto de não ser escrito, pois as pessoas, geralmente, não sabiam ler.
As pessoas mais velhas são os agentes de transmissão do conto. São elas que, normalmente, transmitem esses contos aos seus netos. Assim, o conto vai de geração em geração e muitas vezes é alterado, pois “Quem conta um conto acrescenta um ponto”.
O conto é pois, uma narrativa com raiz na tradição oral. O seu relato ocorria, em geral, num ambiente comunitário, ao serão.

CARACTERÍSTICAS: O conto prende-se pois, com o povo e com a população mais rural, menos «letrada».
A estrutura, basicamente, desenvolvia-se em cinco momentos:
          . a  apresentação da situação;
          . o acontecimento perturbador;
          . os acontecimentos e peripécias passados pelo herói
          . o desaparecimento do motivo perturbador
          . a conclusão.

As personagens principais são, de um modo geral, anónimas e poucas, envolvendo classes sociais diferentes; reduzem-se muitas vezes a  três elementos: a heroína, o herói e  o elemento representativo do mal (fada, bruxa ou velha).

O espaço e o tempo são muito vagos ou quase nulos; são indefinidos e indeterminados.

O encantamento e a simbologia dos nomes e dos números impõem-se no evoluir das histórias (é constante a referência ao número três). Uma das características do conto é a presença do maravilhoso: é característico haver dragões, fadas, feiticeiras, bruxas...

Os contos também têm uma característica muito importante: a moralidade (que muitas vezes pode ser expressa em provérbio). Nela assistimos sempre ao triunfo do Bem sobre o Mal.
Os contos que, normalmente, são contados às crianças são muito importantes, pois têm uma dupla função, lúdica e didáctica, ou seja, elas podem divertir-se e aprender ao mesmo tempo. Destinavam-se, sobretudo, a passar uma mensagem moralizadora, mas também a divertir e entreter o núcleo familiar, os amigos e vizinhos.

EVOLUÇÃO: O conto passa a ser reconhecido literariamente como género narrativo bastante tardiamente. Mas já no séc. XVI, em França, Perraut reunira alguns contos tradicionais, passando-os às à escrita. No séc. XIX, os Irmãos Grimm, em Inglaterra, ou Teófilo Braga e Almeida Garrett, em Portugal, fizeram o mesmo, publicando muitas histórias que até aí não tinham sido escritas. No entanto, mantém características de conto popular como, por exemplo, a curta extensão, o teor moralizante, a concentração do espaço e do tempo e o número reduzido de personagens.


NOTAS:

  • Para imprimires este texto, carrega AQUI.
  • Carrega AQUI para realizares um exercício interactivo sobre os contos tradicionais.
  • Se carregares AQUI, poderás ver um PowerPoint com as características dos contos tradicionais.
  • Para fazeres download de alguns contos tradicionais de Teófilo Braga, carrega AQUI



10 comentários:

Anónimo disse...

Obrigada! Ajudou-me bastante a realizar um trabalho.

Anónimo disse...

obrigado consegui tirar um 95%

Anónimo disse...

Acho este site muito bom, e explica bem!

Anónimo disse...

Obrigada! Seu texto foi de grande ajuda.
Katia

Anónimo disse...

achei interessante a explicação (:

Anónimo disse...

Obrigado! Estive a fazer um trabalho e ajudou bastante! Boa tarde.

Anónimo disse...

muito obrigado! isso vai me ajudar muito na aula de Português :)

Anónimo disse...

obrigada me ajudou muito

Unknown disse...

Obg ❤❤

Anónimo disse...

Ajodou muito.
Muito obrigado e boa tarde